10 perguntas que você precisa responder a criar um plano de marketing poderosa

Home » Small Business » 10 perguntas que você precisa responder a criar um plano de marketing poderosa

10 perguntas que você precisa responder a criar um plano de marketing poderosa

Um plano de marketing é uma ferramenta de marketing essencial para todas as pequenas empresas. Para criar um plano eficaz, você precisa responder as seguintes dez perguntas:

  1. Estratégia de Marketing:  Como será o seu plano de marketing apoiar seus objetivos de negócio?
  2. Missão:  O que você está tentando realizar, e por quê?
  3. Mercado Alvo:  Quem você está tentando alcançar com suas atividades de marketing?
  4. Análise Competitiva:  Quem é você contra, e onde você poderá classificar?
  5. Unique Selling Proposition:  O que faz seu negócio original?
  6. Estratégia de preços:  O que você vai cobrar, e por quê?
  7. Plano Promocional:  Como você vai chegar ao seu mercado-alvo?
  8. Orçamento Marketing:  Quanto dinheiro você vai gastar e em quê?
  9. Lista de Ações:  Quais as tarefas que você precisa para completar para alcançar seus objetivos de marketing?
  10. Métricas:  Como você está implementando, e onde você pode melhorar?

Veja como você pode responder a cada uma dessas dez questões críticas.

Estratégia de Marketing: Como será o seu plano de marketing apoiar seus objetivos de negócio?

Antes de começar a desenvolver o seu plano de marketing, você precisa ter uma idéia muito clara do que você quer realizar. Esta é a sua estratégia de marketing, e isso está diretamente relacionado com suas metas e objetivos de negócios. Sua estratégia de marketing descreve o que você quer fazer, e o resto deste plano de marketing irá fornecer detalhes sobre como você vai fazer isso.

Por exemplo, digamos que um dos seus objetivos de negócio é expandir sua loja de varejo de tijolo e argamassa em um site de e-commerce. Sua estratégia de marketing para esse objetivo poderia ser a introdução de seus produtos para um novo segmento no mercado nacional. Você, então, quebrar sua estratégia ainda mais em objetivos de curto e longo prazo, ao definir o que sua mensagem de marketing específica será. Leia mais sobre como uma estratégia de marketing e um plano de marketing trabalhar juntos.

Se você não tem metas específicas de negócios, no entanto, caminhar por este guia ambiente empresarial meta para começar. Além disso, certifique-se que você está anexando um cronograma específico para seus objetivos (ou seja, um plano de 90 dias). Isso vai ajudá-lo a criar um plano de marketing mais direcionadas e realistas.

Missão: O que você está tentando realizar, e por quê

Sua declaração de missão responde às perguntas: O que você está tentando fazer? Por que você está fazendo isso? Você já pode ter criado uma declaração de missão como parte de seu processo de planejamento de negócios. Se assim for, você vai querer adicionar ao seu plano de marketing.

Em seu plano de marketing, sua declaração de missão é o alicerce. Embora ele não pode desempenhar um papel direto em suas atividades de marketing, sua declaração de missão centra-se em seus objetivos de negócio e ajuda você a se certificar de que as atividades de marketing que você realizar apoiar os objectivos globais do negócio. É uma ferramenta eficaz para se referir a quando você começa a questionar se você ainda está no caminho certo.

Mercado Alvo: Quem você está tentando alcançar com suas atividades de marketing?

O seu mercado alvo é o público específico que você deseja alcançar com seus produtos e serviços; o grupo que vai tentar vender. Quanto mais detalhes você incluir como você responder a esta pergunta, mais alvejado seu plano de marketing será.

Tire um tempo para realizar pesquisas de mercado para que você possa identificar:

  • Quem compõe seu público-alvo
  • Onde você pode encontrá-los
  • O que eles valorizam tão importante
  • O que eles estão preocupados com
  • O que eles precisam agora

É útil para criar um esboço da pessoa ou empresa que você consideraria seu “cliente ideal”. Não só esta pode ajudar a identificar detalhes sobre eles, mas também pode ajudá-lo a personalizar suas mensagens de marketing.

Análise Competitiva: Quem é você contra, e onde você poderá classificar?

Uma das melhores maneiras de pesquisar o seu mercado-alvo e preparar as suas próprias atividades de marketing é, olhando para a sua concorrência. Você deve saber que está lá fora, vendendo algo semelhante ao que você está vendendo, especialmente se eles estão vendendo-o para os consumidores que se encaixam no seu perfil do cliente ideal. Dê uma olhada no que eles estão fazendo direito, e que eles podem estar fazendo de errado.

Uma maneira de realizar uma análise competitiva é com uma análise SWOT, que é uma ferramenta estratégica que avalia uma empresa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Tire um tempo para medir o SWOT de sua competição de topo, bem como o seu próprio negócio para obter uma imagem clara da sua concorrência e como você medir-se.

A realização de uma análise minuciosa da sua concorrência irá ajudá-lo a identificar as áreas onde você pode vencer a competição, afinar seu nicho de mercado, e certifique-se que você está preparado para enfrentar o desafio colocado pela sua concorrência.

Unique Selling Proposition: O que faz seu negócio original?

Depois de saber que você está enfrentando no mercado, você precisa identificar a abordagem que irá definir para além de todos os outros. O que faz o seu negócio, produtos e serviços único e desejável para o seu mercado-alvo?

A proposição de venda original (USP) é uma declaração que descreve como sua empresa, produtos ou serviços são diferentes de sua competição. Ele identifica o que faz o seu negócio a melhor escolha, e por que seus clientes-alvo deve escolher sobre a competição.

Estratégia de preços: O que você vai cobrar, e por quê?

Se você tem um plano de negócios tradicional, então você já gastou uma grande quantidade de tempo pesquisando o melhor preço para seus produtos e serviços. Agora, é hora de se relacionar que informações sobre preços para suas atividades de marketing.

Um dos fatores mais importantes para avaliar é como você vai trabalhar sua estratégia de preços em sua mensagem de marketing. Na maioria dos casos, você quer ser capaz de suportar os pontos de preço que você escolheu, fornecendo seus clientes com uma ideia clara do valor e os benefícios que eles vão receber em troca. A proposição de valor elevado é muitas vezes o fator que leva um cliente para a decisão de compra.

Plano Promocional: Como você vai chegar ao seu mercado-alvo?

Como um elemento-chave do mix de marketing, o seu plano promocional abrange toda a comunicação que acontecerá com o consumidor. Essencialmente, o seu plano promocional responde à pergunta: Como é que vai passar a palavra sobre sua proposição de venda exclusivo para o seu mercado-alvo?

Seu plano promocional deve combinar uma variedade de atividades de marketing e podem incluir:

  • Propaganda
  • Embalagem
  • Relações públicas
  • Vendas diretas
  • O marketing do Internet
  • Promoção de vendas
  • Materiais de marketing
  • Outros esforços de publicidade

Enquanto você não quer jogar muitas variações em seu plano promocional no início, você deve começar por selecionar 3-5 atividades específicas que ajudarão você a executar a estratégia de marketing que você esboçou na primeira etapa.

Por exemplo, se um de seus objetivos é fornecer cinco gratuitamente consultas iniciais prazo de três meses, então o seu plano promocional pode incluir foco em leads direcionados através de uma campanha chamada fria, um plano de divulgação de mídia social e uma campanha de mala direta.

Esta etapa deve ser concluída ao mesmo tempo que o próximo passo desde o seu orçamento terá impacto sobre as atividades que você pode incluir em seu plano.

Orçamento Marketing: Quanto dinheiro você vai gastar e em quê?

Como você traçar um plano promocional, você precisa ter um orçamento no lugar para que você possa determinar quais atividades você pode pagar, enquanto permanecer dentro do seu orçamento. Infelizmente, a maioria dos novos pequenas empresas têm um orçamento limitado quando se trata de marketing, criando assim um plano promocional que trabalha com os fundos que você tem disponível é vital.

Você pode ter um orçamento anual de marketing, mas também será necessário dividi-la em orçamentos mensais separadas para que você possa acompanhar os resultados e modificar o plano promocional para se concentrar nas atividades que lhe proporcionam o maior retorno sobre o investimento.

Lista de Ações: Quais as tarefas que você precisa para completar para alcançar seus objetivos de marketing?

Descrevendo exatamente o que você precisa fazer e quando você precisa fazê-lo é uma parte importante de seu plano de marketing. Este será o seu lista de tarefas que o orienta através de cada uma das suas atividades promocionais. Seus passos de ação irá ajudá-lo a permanecer na pista para que você possa fazer progressos consistentes, sem ter de se reagrupar e recriar a roda cada vez que você está pronto para dar um passo.

Para criar sua lista de ações plano de marketing, você vai seguir o mesmo processo que você usa quando você gerenciar suas tarefas diárias regulares: Você terá o objetivo final, e dividi-la em uma série de tarefas em uma única etapa que irá levá-lo a alcançar o seu objetivo.

Por exemplo, se uma das atividades descritas em seu plano promocional é para lançar uma campanha de mala direta, suas primeiras etapas da ação pode ser parecido com este:

  • Determinar o seu orçamento para a campanha
  • Esclarecer o seu objetivo da campanha
  • Determinar o tipo de mala direta você vai enviar
  • Contratar um designer ou empresa para criar a sua garantia
  • Escrever (ou contratar) a cópia para a mala direta
  • Esclarecer a chamada à ação
  • Tem um projecto de mala direta criado

Sua lista de ações pode ter um número de diferentes formas, desde que ele é criado de uma forma que apoie o progresso. Cada item de ação também deve incluir uma data de vencimento, que trabalha com a linha do tempo que você criou para o seu plano de marketing. E tipicamente, menores serão as etapas, mais fácil será para você para concluir tarefas e construir momentum.

Métricas: Quais os resultados que obteve, e onde você pode melhorar?

Todo este trabalho que você colocar na criação de um plano de marketing para o seu pequeno negócio vai sair pela janela, se você não pode acompanhar e medir os resultados de suas atividades. Este passo permitirá que você ter o seu plano de marketing de uma só vez, documento estático e transformá-lo em um modelo de respiração que vai crescer e se desenvolver com o seu negócio.

A maneira como você acompanhar e medir seus resultados vão depender do tipo de táticas de marketing que você se envolver em. Por exemplo, marketing on-line pode ser monitorado usando análise e outras métricas baseadas na Internet, enquanto o rastreamento métodos de marketing off-line vai exigir uma abordagem mais manual.

Em geral, quanto mais padronizado seu sistema para o rastreamento, o mais relevante serão os resultados … e mais bem sucedido você se tornará em alfaiataria suas atividades de marketing para se concentrar nas áreas onde você terá mais sucesso.

Author: Ahmad Faishal

Ahmad Faishal is now a full-time writer and former Analyst of BPD DIY Bank. He's Risk Management Certified. Specializing in writing about financial literacy, Faishal acknowledges the need for a world filled with education and understanding of various financial areas including topics related to managing personal finance, money and investing and considers investoguru as the best place for his knowledge and experience to come together.